Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

20/12/2013 - Barueri - SP

Vigilância em Saúde intensifica campanha no combate à dengue




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri

Com a chegada do verão e o aumento de chuvas, a tendência da dengue se manifestar no município cresce e com isso, a Secretaria de Saúde já se prepara para desenvolver mais ações no combate a doença.

 Em Barueri há um grupo composto com aproximadamente 60 agentes que auxiliam o ano inteiro no controle dos vetores transmissores da dengue e nessa época todos se encontram preparados para acabar com possíveis focos da doença no município.

 O trabalho feito pelo Centro de Prevenção de Combate a Dengue através da Vigilância em Saúde conta com o apoio do Comitê de Mobilização de Ações no Controle de Dengue que visa promover a realização de atividades educativas, de comunicação em saúde, mobilização social apontando a integração de ações de prevenção e controle de dengue e outros agravos para melhoria de qualidade de vida da população.

 

Ações

Todos os dias tanto no período da manhã como da tarde, agentes de combate a Dengue se dividem em grupos para realizarem vistorias em residências e estabelecimentos comerciais e certificarem que não há nenhum foco da doença. Terrenos baldios e abandonados suspeitos são levados a conhecimento da Vigilância e posteriormente seus proprietários notificados para que haja a visita.

 Essas atividades e eliminações de criadouros são continuadas e permanentes, porém se intensificam nessa época do ano. Munidos de identificação com crachá e uniformizados, os agentes também vão fornecer orientações à população, distribuir telas para que sejam colocadas nas caixas d’água, tambores e acabar com os focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

 

Dengue

É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. A transmissão se dá pela picada do mosquito fêmea infectado e os principais sintomas são: início com febre intensa, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura e nas juntas, podendo surgir erupções na pele. As formas mais graves da doença são as hemorrágicas que no início possuem sintomas iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.

 

Prevenção

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengueé rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. 

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

 É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Mais informações na Coordenadoria de Vigilância em Saúde/Departamento Técnico de Controle de Zoonoses – telefone: 0800 7717207.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Barueri Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.