11/8/2014 - Barueri - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Saúde, com o objetivo de realizar um trabalho centrado na prevenção e no diagnóstico precoce do desenvolvimento de complicações ocasionadas por doenças crônicas, desenvolveu o programa “Viva Melhor Barueri”.O programa, que realiza ações voltadas aos hipertensos, idosos e diabéticos, tem executado desde maio deste ano, o monitoramento dos pés de pacientes diagnosticados com diabetes.
O principal intuito da ação é reduzir e evitar as úlceras e amputações dos membros inferiores, que ocorrem devidoa graves alterações do sistema cardiovascular, reflexo do nível elevado de glicemia no sangue. Estas alterações podem causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade dos pés, chamada de “neuropatia”.
Segundo a médica Elza Maria Bento, da rede de Saúde da Prefeitura, com a perda da sensibilidade, o paciente perde o fator proteção, e as sensações simples (como ardência, dor e calosidade) não são sentidas, aumentando o risco de infecções. “Com a identificação precoce há maior chance de tratamento, e temos 55% de diminuição nas amputações”, ressaltou.
Atendimento
Os pacientes diagnosticados com diabetes são encaminhados ao grupo de monitoramento da UBS mais próxima de sua residência. Dentro do grupo, o paciente passará por inspeções continuas nos pés, além de participar de palestras e rodas de conversas com orientações de autocuidado. Já os pacientes que possuem úlceras ou feridas nos pés recebem o tratamento diário da equipe de enfermagem, com curativos e medicamentos adequados.
Todos os pacientes inseridos no programa recebem a ‘carteirinha de monitoramento’, com orientações ilustrativas e especificas para o reconhecimento de potenciais problemas nos pés e suas ações de prevenção.
Cuidados com os pés diabéticos:
- Lavar os pés diariamente com água morna e sabão neutro
- Enxugar bem especialmente entre os dedos
- Trocar as meias todos os dias e não usar as que possuem costuras internas e externas
- Usar meias de algodão
- manter os pés bem hidratos
- Evitar andar descalço
- Ao ir à praia, tomar cuidado com o solo quente que pode ocasionar queimaduras
- usar sapatos macios, leves e confortáveis
- Não usar agentes químicos (cândida, álcool e outros)
- Cortar as unhas em linha reta cuidadosamente
- verificar os sapatos antes de calçá-los
- Olhar sempre os pés e comunicar quaisquer alterações à equipe de saúde (bolhas, arranhaduras, traumas, áreas avermelhadas
O monitoramento dos pés para pacientes diabéticos é realizado nas 16 Unidades de Básicas de Saúde da cidade. Procure a UBS mais próxima de sua casa
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.