28/10/2014 - Barueri - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
No próximo dia 29, às 14h30, no ITB Professor Munir José, no Jardim Paulista, acontece uma palestra com o imortal da Academia Brasileira de Letras, Evanildo Bechara, com o tema: “O reino encantado de Ariano Suassuna”.
A palestra é uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo, o Sesc e a Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de homenagear o escritor Ariano Suassuna.
O projeto conta com um ciclo de palestras a serem realizadas por cinco acadêmicos sobre a obra de Ariano Suassuna. Além das palestras, o Instituto produzirá um pequeno livro sobre a obra de Ariano, a ser distribuído ao público na data dos encontros.
Em Barueri, o encontro será comandado pelo imortal Evanildo Bechara, 86, membro da Academia Brasileira de Letras desde 2001. Desde cedo mostrou vocação para o magistério, vocação que o levou a fazer o curso de Letras, modalidade Neolatinas, na Faculdade do Instituto La-Fayette, hoje UERJ.
Bacharel em 1948 e Licenciado em 1949, foi professor titular de Língua Portuguesa, Linguística e Filologia Românica da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, de 1968 a 1988. Professor de Língua Portuguesa e Filologia Românica em IES nacionais (citem-se: PUC-RJ, UFSE, UFPB, UFAL, UFRN, UFAC) e estrangeiras (Alemanha, Holanda e Portugal). Em 1971-72 exerceu o cargo de Professor Titular Visitante da Universidade de Colônia (Alemanha) e de 1987 a 1989 igual cargo na Universidade de Coimbra (Portugal).
É professor Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e da Universidade Federal Fluminense (1998), membro titular da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas, do Círculo Linguístico do Rio de Janeiro, membro da Société de LinguistiqueRomane (de que foi membro do Comité Scientifique, para o quadriênio 1996-1999) e do PEN Clube do Brasil.
Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, em 2005 foi nomeado membro do Conselho Estadual de Leitura do Rio de Janeiro e da Comissão para a Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa, iniciativa do Ministério da Educação. É o principal redator do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.