24/6/2014 - Barueri - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri
No dia 19 de junho comemora-se o Dia do Cinema. A data foi escolhida por representar o renascimento do cinema brasileiro que, nos últimos anos, passou a apresentar produções de maior qualidade. Em Barueri, a comemoração será antecipada. As bibliotecas municipais têm programação especial no dia 18 (veja no quadro abaixo).
A data marca o dia em que Afonso Segreto, primeiro cinegrafista e diretor do país, registrou as primeiras imagens em movimento do território brasileiro, no ano de 1898. Elas mostram a entrada da Baía de Guanabara, a partir do navio francês Brésil.
Em 1897, as imagens gravadas por Afonso Segreto na Baía de Guanabara foram as primeiras a ser exibidas na pioneira sala de cinema do país, o Salão de Novidades de Paris, aberto por Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles na Rua do Ouvidor. Os documentários foram as primeiras produções brasileiras.
A primeira companhia de cinema brasileira foi fundada em 29 de janeiro de 1911, distribuindo salas de cinema por todo o país, além de reproduzir fitas do cinema estrangeiro.
Depois de 1912 teve início a embrionária produção nacional, com Os Três Irmãos e Na Primavera da Vida, do cineasta Humberto Mauro. Mas foi somente em 1929 que foi lançado o primeiro filme brasileiro totalmente sonorizado: Limite, filmado por Mário Peixoto.
Nos anos 30, Adhemar Gonzaga instalou o primeiro estúdio de cinema no Rio de Janeiro, a Cinédia. A partir daí, iniciou-se as produções dos dramas e comédias musicais brasileiras. As chanchadas surgiram no ano de 1941, através da produtora Atlântica, tendo Carlos Manga como um dos principais cineastas. Depois o estúdio Vera Cruz revelou o filme de Lima Barreto, que acabou premiado no Festival de Cannes, "O Cangaceiro".
Bibliotecas municipais
Em Barueri, as bibliotecas municipais farão exibição de filmes nacionais, caso da Luiz Odair (rua Duarte da Costa, 15, Parque Imperial) e Maria Salomé (rua Abelardo Luz, 521, Jardim Mutinga). Já a biblioteca Oswaldo Eleutério (avenida Giovani A. Tolaini, 37, Jardim Maria Helena) fará uma exposição através de painéis informativos.
As bibliotecas Luiz Odair e Maria Salomé utilizarão a Sala de Cinema que existe na Luiz Odair.
Programação:
Meu Pé de Laranja Lima
Biblioteca Luiz Odair
Biblioteca Maria Salomé
Sessões - 10h30 e 15h30
Biblioteca Oswaldo Eleutério
15 horas
Mais informações: 4199-1600
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.